Receita de Buttercream de merengue italiano
Tempo de Preparo
2-3horas
Tempo de Preparo
2-3horas
Ingredientes
  • 4un claras de ovo grandeem temperatura ambiente
  • 100ml Água
  • 440gramas Açúcar
  • 330gramas Manteiga
Instruções de preparo
  1. Separar as claras num bowl de batedeira com o batedor de arame.
  2. Colocar o açúcar e a água numa panela alta ( porque vai ferver e subir ). Mexer misturando bem, antes de colocar no fogo. Limpar o açúcar que ficou grudado nas laterias da panela com um pincel molhado com água.
  3. Colocar no fogo e não mexer mais. Deixar o termômetro dentro da panela. Quando a calda chegar à temperatura de 110 graus celsius ou 230 graus farenheit desligar e tirar do forno.
  4. Começar a bater as claras suavemente até ficarem espumosas. Neste momento adicionar a calda quente com cuidado para não espirrar, pela borda do bowl com a batedeira em velocidade baixa. Quando acabar de adicionar a calda aumentar a velocidade da batedeira e bater até chegar no ponto de picos duros. Continuar batendo em velocidade baixa até que o bowl esteja em temperatura ambiente.
  5. Ainda batendo ir acrescentando os pedaços de manteiga um a um e bater até obter um creme liso e uniforme. No meio do processo pode parecer que desandou mas continue batendo que ficará tudo bem.
  6. Pode ser usado assim que batido ou deixado coberto com filme plástico sobre a superfície por até 7 dias em temperatura ambiente
Notas da Receita

Quando o creme estiver pronto é a hora de acrescentar a cor e/ou aromatizantes. Siga as instruções da embalagem do aromatizante quanto à quantidade. Os corantes em gel são os mais indicados e o processo já está explicado aqui no Como fazer recheio de bolo colorido

Para transformar esta deliciosa receita em creme de chocolate basta acrescentar 300 gramas de chocolate meio amargo em barra derretido e em temperatura ambiente quando o buttercream estiver pronto. Pode bater na batedeira ou acrescentar à mão. Delícia!!!