Confeitaria da Luana

Search
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type
Loja de Fábrica
Fechado10:00 - 22:00
Veja mais
Loja Shopping Bourbon
Fechado 10:00 - 22:00

10 utensílios básicos na cozinha

montagem-post-utensilios

 

Hoje em dia as lojas com utensílios para a cozinha são de enlouquecer pessoas apaixonadas por este universo. Se der vazão à fantasia de que você vai cozinhar todas as receitas do mundo vai acabar comprando um container de coisas essenciais e cacarecos inúteis também, só porque são muitos fofos. Nada contra cacarecos inúteis para enfeitar a cozinha. Me pediram uma lista básica e essencial para fazer doces. Se expandir a lista para salgados pode acrescentar pelo menos mais 10 itens, mas não é o caso agora. Os 10 utensílios básicos para se ter na sua cozinha que selecionamos são:

 

1- espátulas de tamanhos diferentes – Em cozinha profissional não podemos usar colheres de pau

Eu gosto destas de silicone. São um pouco mais resistentes para nosso uso intenso. Com um ângulo reto e outro mais arredondado raspam melhor os cantos dos bowls e misturam mais facilmente

 

2- Espátula angulada  – São fundamentais para espalhar recheios em bolos e alisar as coberturas. Além de ajudar a nivelar as massas de bolos nas assadeiras quando for o caso.

 

3-  bowls de tamanhos diferentes – Estes recipientes arredondados são perfeitos para misturar massas, tingir alguma cobertura e fazer qualquer misturinha. Na confeitaria estamos sempre fazendo muitas misturas. Além disso também são essenciais para você separar os ingredientes da receita que vai usar. Você já deve ter visto em programas de culinária todos os ingredientes separados em pequenos bowls e a pessoa vai juntando num bowl maior para executas a receita. Prefira as de plástico, alumínio ou aço. Apesar de gostar muito das de vidro por serm transparentes e poder ver de todos os lados o que acontece no bowl, correm sérios riscos de quebrar e você ter que jogar tudo fora porque não tem certeza de onde todos os cacos foram parar.

 

4- rolo de macarrão – Aqui na confeitaria usamos um rolo grande de polietileno que é aquele rolo branco. Este material é ideal pois é atóxico, resistente, não absorve cheiros, impermeável ou seja , impede a proliferação de bactérias e fungos. O mesmo não acontece com o rolo de madeira doméstico. Da mesma maneira que as tábuas de carne domésticas estão sendo substituídas pelas de polietileno, bambu e outros materiais menos suscetíveis à contaminação, o mesmo acontece com o rolo. Mas se você usa apenas de vez em quando, até uma garrafa de vinho serve para esticar sua massa.

 

5- formas de bolos, tortas e assadeiras – Não precisa sair comprando formas sem saber o que fará com elas. Se você é uma boleira contumaz vá comprando as formas que darão a forma que você deseja a seus bolos.  Algumas são fundamentais, por exemplo, assadeiras de dois tamanhos para fazer rocambole e biscoitos, por exemplo, uma assadeira redonda para fazer um bolo baixo. Uma assadeira com buraco no meio para um bolo maior. Uma assadeira dom formato bem lindo e diferente para deixar seus convidados boquiabertos.

 

6- pegador de silicone e/ ou luvas para pegar coisas quentes no forno. Não precisa nem explicar né? Coisas quentes só podem ser pegas com proteção. Podem ser luvas de silicone, de tecido atoalhado bem grosso, até um pano de cozinha seco dobrado várias vezes para formar a proteção que você precisa. Jamais use um pano úmido ou molhado pois o calor irá se espalhar mais rapidamente e você vai se queimar. Antes de abrir o forno para retirar algo muito quente certifique-se de ter preparado um lugar fora do forno, adequado para receber a forma. Não fique procurando um lugar enquanto segura a peça fervendo. Você vai se queimar.

 

7-  Ralador de casca de limão e laranja ( zester) – Poucas coisas perfumam tanto um bolo, tortas, pães, recheios e até saladas, como casquinha ralada de limão ou laranja. E não adianta, aquele ralador tradicional que nossas avós e mães usavam não é a mesma coisa. Com um zester , as casquinhas ficam raladas e sequinhas e não parecendo um purê de casacas como o que é feito com o ralador tradicional. Vale a pena o investimento.

 

8- peneiras de 2 tamanhos – A maioria das receitas pede que os ingredientes em pó sejam peneirados. E assim deveria ser sempre. Primeiro porque desmancham qualquer grumo que possa existir no produto, segundo pesca qualquer impureza. Além disso, dá uma aerada no produto deixando tudo mais leve e fácil de misturar.

 

9- fouet –  Palavra francesa, pronuncia-se fuê. Tudo pode ser misturado com colheres e espátulas mas nada como um fouet, que também pode ser chamado de batedor de arame. O fouet agrega ar ao mesmo tempo que mistura os ingredientes com delicadeza o que deixa tudo mais leve. Você pode escolher dois tamanos. Um para seus bolos e cremes e outro pequeno, super charmoso porque parece da Barbie para fazer molhos de salada.

 

10- pelo menos 2 tamanhos de facas – Facas afiadas e bem cuidadas são tudo numa cozinha. Dispenso maiores apresentações, mas vou dizer duas coisinhas. Se você puder armazenar suas facas de pé naquelas réguas imantadas que ficam coladas na parede, seria o melhor dos mundos. As facas batendo umas nas outras dentro de uma gaveta acabam com o fio, além de esteticamente ser um fiasco olhar aquela gaveta bagunçada e ainda correr o risco de cortas seus dedinhos ao procurar a faca certa.. Mantenha suas facas afiadas. Não tem coisa mais irritante e frustrante numa cozinha do que precisar cortar algo e ter que fazer força e ainda sair com a coisa esmagada e amassada em vez de fatiada lindamente.

 

Certificado de Excelência

Delivery

Venha nos Visitar

Rua Costa Carvalho, 289 Pinheiros - SP - São Paulo
11 3031 7199

Rua Palestra Itália, 3 piso.
Perdizes - SP - São Paulo
11 3865 9483