Confeitaria da Luana

Search
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type
Loja de Fábrica
Aberto10:00 - 22:00
Veja mais
Loja Shopping Bourbon
Aberto10:00 - 22:00

O que é Cupcake ?

 

O que é Cupcake

 

Fato é que precisamos sempre de um assunto, um lugar, um personagem, uma pessoa de verdade para virar nosso ídolo – pessoa ou objeto cultuado como deus e venerado, (segundo o bom e velho Aurélio – o dicionário, para quem nasceu na internet) – ou nosso mito – representação simbólica exagerada pela imaginação popular, (velho Aurélio, de novo).

 

A questão é que somos volúveis e os mitos e ídolos da vez, como não representam a realidade, uma hora desabam e vamos buscar outros, porque parece que a vida real fica sem graça.

 

Um dos mitos da vez é o Cupcake. O que é Cupcake?

 

O cupcake para ter esse nome precisa ter um bolinho de base e uma cobertura por cima. Ponto final, caso alguém não tenha reparado no ponto ao final desta descrição.

 

Recheios e decorações são opcionais.

 

Tenho ouvido, ultimamente, com certo espanto – do tipo hein?? – o que muitas pessoas, entre elas, fazedores de cupcakes, chefs confeiteiros, jornalistas, professores de gastronomia, vem atribuindo como conceitos, regras, receitas definitivas, condições, explicações a respeito do que é cupcake.

 

Entre tais regras, posso citar como exemplo:

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake, deve ter uma cobertura de exatos 7 cm de altura.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake não pode ter recheio.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake deve ter recheio.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake, deve ter uma massa densa para poder receber a cobertura.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake, deve ser assado em forma de papel número 00.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake, só pode ter cobertura de buttercream.

 

O cupcake para poder ser chamado de cupcake tem aquela famosa receita 1,2,3,4, referindo-se às quantidades dos ingredientes em xícaras.

 

Parece que ao contribuir para a sua mitificação, os que estão ao redor da confecção dos cupcakes ou aqueles que se acham sabedores dos detalhes envolvidos no processo, tornam-se automaticamente, pessoas mais evoluídas, conhecedoras de segredos que os pobres mortais não podem alcançar. São capazes de dizer o que está na moda, o que vai passar e assim, formam e desinformam a opinião pública, que por sua vez, se entrega a adoração ou des-adoração da bola da vez.

 

Moda, pressupõe ascensão e queda de algo. Num determinado momento é um must para em seguida cair em desuso, descrédito e desprezo.

 

Aí me pergunto – por que um cupcake, lembrando que se trata de bolo com cobertura, cairia de moda? Por que para nascer outro ídolo (boli-pop, whoopies, mini tortinhas, etc), o cupcake tem que morrer. Por que  coisas gostosas não podem existir ao mesmo tempo, aumentando nossas opções?

 

Então, aqui vai o que espero que seja minha contribuição para desmistificar os cupcakes.

 

Sendo o cupcake uma base de bolo com cobertura, qualquer receita de bolo pode virar um cupcake, desde que testada devidamente. O bolo (cupcake) é meu. Portanto, me dou o direito de rechear, colorir a massa e a cobertura, colocar pedaços de delícias dentro e fora, cobrir com o creme que eu achar que melhor combina, fazer a cobertura em espiral alta, média ou baixa, bolotas grandes, médias ou pequenas, espalhar com a espátula, com a colher, deixando o creme bem baixinho, colocar uma calda incrível escorrendo por todos os lados – ou não.

 

A única regra aqui na minha confeitaria é buscar sempre a melhor receita, as melhores combinações de sabores, o melhor visual.

 

Esta flexibilidade me possibilita desenvolver uma infinidade de soluções e propostas para nossos clientes, sempre ávidos por novidades e em busca de um trabalho personalizado que contemple suas necessidades e fantasias.

 

Certificado de Excelência

Delivery

Venha nos Visitar

Rua Costa Carvalho, 289 Pinheiros - SP - São Paulo
11 3031 7199

Rua Palestra Itália, 3 piso.
Perdizes - SP - São Paulo
11 3865 9483